Como diminuir os gastos com o plano de dados no Android

Publicado por Renato Cozta em

Tags: apn brasil, plano de dados, Tutoriais

Comprar um smartphone é conseguir mandar e-mails a qualquer hora; poder falar com os amigos no Gtalk deitado na cama; ou ler notícias enquanto vai para o trabalho. Você só lembra qual é o preço de tantas facilidades quando recebe a conta de telefone no fim do mês. Por isso, vamos ensinar o que fazer para gastar menos com plano de dados do seu telefone. Mesmo com o bloqueio, você vai conseguir enviar torpedos SMS e MMS.

Para quem tem qualquer versão do Android, a primeira medida é desativar sincronização automática de dados do Google. Para isso, aperte o botão ‘Menu’, vá em ‘Configurações’,  ‘Contas e Sincronização’. Você pode escolher entre marcar apenas as atualizações mais importantes ou impedir qualquer tentativa de acesso. Essa medida também ajuda a economizar bateria do seu smartphone.

Mesmo com as contas desativadas, alguns aplicativos podem continuar baixando dados. A maneira mais fácil de impedir o uso da internet nas versões anteriores ao Android 2.1 (Eclair) é usar o aplicativo APN Brasil. Além de desativar as conexões, o programa é uma solução para quem comprou um smartphone importado ou chip de outra operadora e não sabe configurar o acesso às redes (APN).

Foto: Renato Cozta

O APN Brasil é gratuito e fácil de usar, compatível com Android a partir da versão 1.5. Na tela inicial, você verá o logo da sua operadora e dois botões: ‘Configurar APN’s’ e ‘Desativar Internet’. O primeiro serve quem quer configurar o acesso à rede de telefonia. No nosso caso, vamos usar a segunda opção para impedir que seu smartphone use o plano de dados – como mostra a figura abaixo.

Apn Brasil

Para facilitar a desativação, o aplicativo permite ainda que você crie um widget na tela inicial do aparelho | Foto: Renato Cozta

Clicando no botão ‘Menu’ do seu smartphone, você pode limpar as configurações de rede (APN) do aparelho. Já em ‘Configuração’, o usuário pode impedir o acesso ao plano de dados quando o aparelho estiver em stand by ou criar um horário para desligá-lo automaticamente. Para facilitar a desativação, o aplicativo permite ainda que você crie um widget na tela inicial do aparelho.

Widget do APN brasil

À direita a conexão está desativada e à esquerda com ela funcionando. Crie um widget indo Menu > Adicionar > Widgets | Fotos: Renato Cozta

Android 2.1
Já quem atualizou o Android para a versão 2.2 (Froyo), pode desativar a conexão de dados sem precisar de um aplicativo. Para isso, vá em ‘Configurações’, depois em ‘Redes sem fio e Outras’, selecione ‘Redes móveis’ e desmarque ‘Dados ativados’. No Samsung Galaxy S (Vibrant), por exemplo, você pode acessar a função segurando o botão de desligar por alguns segundos. Porém, isso pode mudar dependendo do smartphone.

Desativando o plano de dados no Android 2.1 | Foto: Renato Cozta

 

Utilize o QR Code ou clique sobre a imagem para baixar o aplicativo

 

Quem escreveu esse post

Renato Cozta

Louco nas horas vagas e jornalista nos momentos de terapia ocupacional.

Leia mais e comente

Participe e deixe o seu comentário!